Numero De Visitante

domingo, 7 de agosto de 2011

Cantora inglesa Adele segue os passos de Amy Winehouse - mas só na música


Foto: AP
A inglesa Adele se prepara para o sucesso nos Estados Unidos. (Foto: AP)
É difícil pensar em Adele , cantora de soul que tem encantado a Inglaterra com seus grandes olhos azuis e vozeirão agridoce, sem se lembrar das outras que vieram antes: Amy Winehouse, Joss Stone, Lily Allen e Duffy. Mas, se as comparações devem ser feitas, seu álbum de estréia, “19”, a coloca em uma posição avantajada em relação às conterrâneas. Adele foi a primeira a ganhar o prêmio de escolha da crítica no Brit Awards antes mesmo de ter um disco lançado.

Foto: APOs vocais da rechonchuda jovem de 20 anos nascida em Londres são a combinação perfeita para suas canções sobre corações partidos. As letras vão desde cair de amores por um garoto bissexual em “Daydreamer” a pegar o namorado no flagra com outra mulher, a exemplo de “Tired”. Adele está definitivamente traçando seu próprio caminho – e os fãs estão seguindo. Ela se prepara agora para lançar “19” do outro lado do Atlântico. Leia entrevista a seguir.

Você sente que já conquistou a América?
Adele – Ainda não. Os Estados Unidos são um país imenso. Foi muita sorte as coisas terem acontecido tão rápido no Reino Unido. Trabalhei muito duro por tudo isso durante um ano e meio, e aí veio o Brit Award, o que me levou ao grande público. É legal vir da Inglaterra com todo esse sucesso, mas ainda preciso trabalhar muito por aqui. Ter de conquistar algo novamente é inspirador.

Com o sucesso de Amy Winehouse e Duffy, você acha que está pegando carona na nova onda britânica ou sente que as coisas só dependem de você?
Adele –
 Acho que estou de carona na nova onda britânica. Não acho que esteja aqui por conta própria, de maneira alguma. Há muitas pessoas que vieram antes e muitas outras que virão depois. Acho que peguei o embalo e tenho orgulho de fazer parte disso.
Adele: 'Não me tornei artista porque queria ser um símbolo sexual' (Foto: AP)
O que achou do comentário feito pela cantora de R&B Estelle de que você e Duffy não cantam soul? Adele – Eu realmente não me importo. Entendo o ponto dela, ela não ouve o meu disco e o da Duffy como eu ouço Aretha e Mary. Eu não ouço Estelle como ouço Lauryn Hill, então é a mesma coisa.

Você é criticada pelos artistas negros por causa da sua música?
Adele –
 Não recebi nenhuma crítica. Não leio o que sai na imprensa. Se alguém fala algo positivo ou pejorativo, as pessoas vão me contar. Se o Kanye West diz que meu som é legal e a Estelle diz que não, acho que fico com o primeiro. Ela tem razão no sentido de que há tantas garotas loiras de olhos azuis cantando soul. Há milhares de garotas negras e outras tantas brancas que poderiam fazer melhor do que Duffy e eu, mas o ponto é que estamos fazendo isso neste momento. Então apóie, ame, em vez de ser rancoroso.

Você declarou ter ficado mais consciente de suas formas nos Estados Unidos. Por que você acha que isso aconteceu?
Adele –
 Acho que é por causa de toda essa coisa de Hollywood que existe aqui. Eu não sei se é porque no Reino Unido e em todo lugar há pessoas acima do peso, abaixo do peso e outras realmente saudáveis, mas aqui é como se todos tivessem a obrigação de ter um bronzeado artificial, um cabelo incrível e dentes branquíssimos para ser famoso. Acho isso um pouco ridículo. E essa imagem que o mundo vê vem de Hollywood. Eu não quero ser desse jeito.

Você disse que só vai perder peso quando isso se tornar uma questão de saúde.
Adele –
 É verdade, isso não é uma questão para mim. Não me tornei artista porque queria ser um símbolo sexual, mas sim porque quero ser lembrada daqui a 60 anos como alguém que lançou um grande álbum. Nunca vou me vender. Se perco peso, é sinal de que há algo muito errado na minha vida pessoal. Já li coisas sobre mim do tipo “ela nunca vai conseguir porque é gorda”, mas eu nunca vou encontrar essa pessoa; então por que eu falaria com ela? Por que devo acreditar no que estão dizendo? E, além disso, o meu namorado gosta.

E você já fez alguma música sobre ele?
Adele –
 Ainda não. As coisas estão indo muito bem. 

Um comentário: